Pular para o conteúdo
Início » Como sair do Aeroporto de Vancouver e ir ao Centro?

Como sair do Aeroporto de Vancouver e ir ao Centro?

  • por
Como sair do Aeroporto de Vancouver e ir ao Centro?


O Aeroporto de Vancouver é um dos melhores aeroportos da América do Norte, popularmente conhecido como YVR. Por isso, é fácil e barato sair do Aeroporto de Vancouver e ir ao Centro e para outras áreas da Grande Vancouver.

O meio de transporte usual para sair e chegar ao Aeroporto de Vancouver é o trem leve (Skytrain), que em certas áreas transita na superfície e em outras no subsolo, como um metrô.

A seguir você vai entender suas opções sobre como sair do Aeroporto de Vancouver e ir ao Centro, assim como dicas para usar o transporte público em Vancouver.

Como sair do Aeroporto de Vancouver e ir ao Centro? Skytrain no Aeroporto de Vancouver

Fonte: Wikipedia

A melhor maneira para sair do Aeroporto de Vancouver e ir ao Centro é usando o Skytrain, especificamente a Canada Line, que conecta o Aeroporto à Waterfront Station, em Downtown Vancouver.

A partir da Waterfront Station, você pode utilizar o Seabus (ferry) para ir a North Vancouver, fazer o transbordo para a Expo Line do Skytrain ou pegar um ônibus. Para quem está hospedado em Downtown Vancouver, o normal é ir caminhando, usar os ônibus ou Uber para chegar à hospedagem.

O tempo de viagem do Aeroporto à Waterfront Station é de menos de 30 minutos, percorrendo quase 17 km.

Saiba que tanto do Terminal Doméstico quanto do Terminal Internacional é possível acessar o Skytrain, porque a estação está localizada entre ambos, no chamado Link Building. Basta prestar atenção às placas.

Em relação ao preço da passagem, ele varia de acordo com a quantidade de zonas que você percorrer. No caso do Aeroporto ao Centro, percorrem-se 2 zonas.

Skytrain. Fonte: Wikipedia

A tarifa básica para a passagem única (single ticket) de 2 zonas é $4,55, porém deve-se adicionar $5 quando você faz o trajeto do Aeroporto para a cidade, ou seja, você vai pagar $9,55. No sentido contrário, essa taxa extra não acontece, assim, você pagará apenas a tarifa básica do Centro para o Aeroporto ($4,55).

Para quem vai usar muito o transporte público (como, por exemplo, para quem não está hospedado em Downtown), há a opção do Day Pass por $11,25 por dia (até às 4h da manhã do dia seguinte a compra).

Porém, comprando o Day Pass no Aeroporto, você obrigatoriamente deverá pagar a tarifa adicional de $5.

Na estação do Aeroporto, há máquinas nas quais você pode comprar tanto o bilhete único quanto o Day Pass.

Você pode usar a aproximação do seu cartão de crédito/débito para pagar a passagem única na catraca: é o “tap to pay”.

A Canada Line não é 24h por dia: o sentido Aeroporto-Waterfront opera das 05h07min. às 00h56min. todos os dias; o sentido Waterfront-Aeroporto opera das 04h48min. às 01h05min. todos os dias.

Saiba que da Estação Waterfront, a Canada Line tem dois destinos, um para o Aeroporto (YVR Airport Station) e outra para o Richmond–Brighouse Station. Seu destino é a YVR Airport Station!

Para planejar sua viagem, use o planner da Translink, a operadora do sistema de transporte público de Vancouver.

Uber e Táxi no Aeroporto de Vancouver

Para quem vai chegar de madrugada, fora do horário de operação do Skytrain, é possível usar os ônibus noturnos ou recorrer aos aplicativos e táxis.

Os aplicativos permitidos no Aeroporto de Vancouver são Lyft, Uber e KABU.

Há áreas apropriadas para que os motoristas te esperarem nos terminais Internacional e Doméstico, ambos no Nível 2, e no Terminal Sul.

Para te deixar no Aeroporto, os motoristas de aplicativos podem parar em qualquer área designida para “drop off”, as mesmas usadas pelos táxis e transfers.

E quanto custa um táxi no Aeroporto de Vancouver?

Os preços dos táxis no Aeroporto de Vancouver são tabelados e áreas diferentes de Downtown têm preços distintos. Contudo, a corrida mais barata custa $34 e a mais cara $43, não incluindo a gorjeta.

Para quem viaja em grupo, chega de madrugada ou está muito cansado, os táxis são boas opções, apenas compare o preço com o dos aplicativos, que têm tarifa dinâmica.

Os guichês das empresas de táxi ficam localizados nos Nível 2 dos terminais Doméstico e Internacional.

Como se deslocar em Vancouver? Sistema de transporte público de Vancouver

Como sair do Aeroporto de Vancouver e ir ao Centro?
Linhas do Skytrain. Fonte: Translink

A operadora do sistema de transporte público de Vancouver é a TransLink, que conta com trens leves (Skytrain), barcos (Seabus) e ônibus.

O Skytrain possui com três linhas:

  • Expo Line: conecta Vancouver a Burnaby, New Westminster e Surrey;
  • Millenium SkyTrain Line: liga East Vancouver a Burnaby, Port Moody e Coquitlam;
  • Canada Line: conecta Vancouver ao Aeroporto e a cidade de Richmond.

Além do trem para longas distâncias, há muitos ônibus, sendo que 85% dos residentes da área metropolitana tem parada de ônibus até 400 metros de casa. Então, não descarte utilizar os ônibus na sua viagem.

Já o Seabus é o ferry que conecta Downtown Vancouver a North Vancouver.

Em relação às tarifas, há três zonas na área metropolitana de Vancouver e a tarifa é definada pela quantidade de zonas que você percorreu.

Porém, cada tarifa paga dura 90 minutos, nos quais você pode usar o transporte público à vontade sem pagar nada a mais.

Para quem percorre apenas 1 zona, a tarifa para o bilhete único é de $3,15. Percorrendo-se 2 zonas, paga-se $4,55 e, 3 zonas, $6,20.

Os moradores possuem o Compass Card, com tarifas mais econômicas: $2,55 (1 zona), $3,75 (2 zonas) e $4,80 (3 zonas). Mas também há passes mensais muito utilizados por eles.

Para quem tem pouco tempo na cidade e pretende usar bastante o transporte público, vale a pena comprar o Day Pass por $11,25 por dia, sem limite de uso ou zonas, sendo válido até as 04h da madrugada do dia seguinte a compra.

Nos finais de semana e feriados, a tarifa máxima cobrada é a de 1 zona, que é a mais econômica, um incentivo para usar o transporte público. O mesmo vale para os dias de semana após 18h30min. A exceção é a Canada Line do Skytrain, quando deve-se pagar a tarifa extra de $5 no sentido Aeroporto-Waterfront.

O Day Pass pode ser comprado nas máquinas que estão localizadas nas estações, mas também é possível comprá-lo nas lojas conveniadas. Você poder usar o seu cartão de crédito/débido direto na catraca na opção “tap to pay”.

Para mais informações sobre as tarifas, acesse o site oficial.

Vale a pena alugar carro em Vancouver?

Para conhecer as atrações localizadas no Centro, não é preciso alugar um carro, porque o transporte público é eficiente.

Contudo, se você for fazer passeios para outras cidades e áreas distantes das linhas do Skytrain, o carro alugado é essencial.

No Canadá, fora dos grandes centros, o carro é o único meio de locomoção, com poucas exceções.

O melhor é fazer a reserva do carro com antecedência, para economizar, e alugá-lo no RentCars, que possui mais de 50 lojas locadoras de veículos em Vancouver.

Além disso, no RentCars, você paga em reais, fugindo do IOF, e podendo parcelar.

Esperamos que as informações sobre como sair do Aeroporto de Vancouver tenham sido úteis! Leia também nosso artigo com os melhores bairros para se hospedar em Vancouver!

Boa viagem, Viajante!

Comparador de seguro viagem
Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!










Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.


Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.


Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.


Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.


Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.


Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.


Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *