Pular para o conteúdo
Início » Melhores países para fazer compras na Europa

Melhores países para fazer compras na Europa

  • por
Melhores países para fazer compras na Europa


Descubra os melhores países para fazer compras na Europa, com dicas das melhores cidades, lojas e marcas para conhecer durante sua viagem!

Quando falamos de Europa, muitas vezes pensamos sobre o quanto o continente é excelente para compras.

Porém, você sabia que algumas marcas e lojas só estão disponíveis em determinados países? 

Veja Portugal, por exemplo, o país onde eu moro atualmente. Aqui não tem nem Amazon, ou lojas como Uniqlo, & Other Stories, Chanel, lululemon e outros grandes nomes. O que é engraçado, porque é só viajar para Espanha que todas essas marcas são facilmente encontradas.

Por isso, se seu principal objetivo de viagem é fazer compras, é fundamental que você inclua no seu roteiro os melhores países para fazer compras na Europa. Aqui nesse post eu te conto quais são esses países, com algumas sugestões que podem te surpreender, te explico sobre o reembolso dos impostos, e muito mais!

Melhores países para fazer compras na Europa

Começando por aqueles países tradicionais, que fazem parte do roteiro de viagem da maior parte dos brasileiros.

França

Vamos começar pela capital de compras do mundo, Paris. Com uma infinidade de lojas, boutiques e shoppings, se você ama fazer compras, essa é uma parada obrigatória. 

Entre as principais lojas da cidade estão as icônicas Galeries Lafayette, Le Bon Marché e Printemps, cada uma oferecendo uma seleção impecável de moda, beleza e artigos para o lar. Se precisar escolher uma, a Galeries Lafayette da Haussmann, perto da Ópera Garnier deve ser sua escolha. Se você gosta de moda, uma visita à Colette é imprescindível, com sua seleção única de produtos de marcas internacionais e designers independentes.

Além das lojas de renome, Paris também oferece uma variedade de shoppings, como Les 4 Temps, Beaugrenelle e Italie Deux, cada um com sua própria atmosfera e variedade de lojas. E se você gosta de ruas cheias de lojas, há opções como Champs-Élysées, Rue Saint-Honoré e Le Marais, cada uma oferecendo uma experiência única de compras, desde boutiques de luxo até lojas independentes e galerias de arte. É clichê, mas eu adoro a Champs-Élysées e acho que não dá para dizer que você visitou Paris sem passar por lá.

Quer fugir do tumulto da capital mas ainda aproveitar a viagem para fazer umas comprinhas? Lyon, conhecida como a capital da gastronomia francesa, também é um destino excelente para compras. Você tem lojas famosas, como a Galeries Lafayette e Le Printemps, até shoppings modernos, como La Part-Dieu. Porém a graça mesmo está nas ruas, como a Rue de la République e o bairro histórico de Croix-Rousse, com boutiques independentes e brechós e encontrar peças exclusivas e vintage. 

Principais marcas francesas:

  • Luxo: Chanel, Dior, Yves Saint Laurent, Louis Vuitton, Hermès
  • Roupas: Sandro, Sézane, Rouje, Maje, Claudie Pierlot, Zadig & Voltaire, APC, Ba&sh
  • Acessórios: Longchamp, Veja, La Redoute, Anne Fontaine
  • Cosméticos: Lancôme, Bioderma, Nuxe, Embryolisse, La Roche-Posay

Itália

É até difícil escolher que cidades indicar na Itália, já que o país parece ter “capitais da moda” em cada ponta. Porém, uma opção segura para conciliar seu roteiro de viagem com algumas comprinhas é visitar Roma.

Para compras de luxo, a Galleria Alberto Sordi é uma ótima pedida, com marcas como Gucci, Prada e Versace. Caso queira um shopping mais tradicional com marcas mais acessíveis, o Euroma2 conta com mais de 200 lojas para todos os orçamentos. Além disso, as icônicas ruas comerciais de Roma, como Via Condotti e Via del Corso, estão repletas de butiques de alta costura e lojas de marcas internacionais e italianas, permitindo que você descubra várias marcas legais. 

Agora, se você gosta de moda, precisa visitar Milão. A cidade abriga uma impressionante variedade de shoppings, boutiques de luxo e mercados, e foi um dos lugares mais impressionantes que já fui na vida em relação a compras. Os shoppings como Galleria Vittorio Emanuele II e La Rinascente, estão entre os melhores do mundo. Além disso, ruas como Buenos Aires e Vittorio Emanuele II, são repletas de lojas tradicionais e marcas exclusivas, e são um passeio de um dia inteiro só para explorar e conhecer novos nomes. O Quadrilatero d’Oro também é uma parada imperdível, mesmo que você não vá nem entrar nas famosas lojas de luxo. Se você gosta de carros de luxo, prepare o celular para tirar fotos nessa região!

Principais marcas e lojas italianas:

  • Luxo: Prada, Gucci, Versace, Dolce & Gabbana, Bottega Veneta
  • Roupas e calçados: Max Mara, Diesel, Benetton, Moncler, Salvatore Ferragamo
  • Acessórios: Ray-ban, Furla, Tod’s
  • Beleza: Kiko, Acqua di Parma, Collistar, perfumarias Douglas

Espanha

A Espanha é um país que eu adoro para compras, por ser muito perto de Portugal, onde eu vivo hoje, e com lojas muito melhores! Sem dúvidas, as melhores lojas estão nas cidades mais populares: Madrid e Barcelona.

Na capital espanhola, não deixe de visitar o El Corte Inglés, uma das maiores lojas de departamentos da Espanha. É uma experiência super divertida, com várias marcas difíceis de encontrar de roupas, acessórios e até mesmo cosméticos e eletrônicos. Porém, é nas compras a céu aberto que Madrid brilha, com a famosa Gran Vía e a Calle Serrano. Na primeira você encontra lojas populares como Pull & Bear, H&M e a maior Primark que já vi na vida (reserve pelo menos uma hora se quiser fazer compras por lá). Já na Serrano ficam as marcas de luxo, como Louis Vuitton, Prada e Gucci, além de marcas como lululemon e & Other Stories.

Já em Barcelona, a Passeig de Gràcia é uma avenida super elegante com várias lojas de grife como Chanel, Gucci e Louis Vuitton, enquanto a rua Portal de l’Angel oferece um mix de marcas internacionais e espanholas, uma parada ideal para quem procura as últimas tendências da moda. Para uma experiência mais descontraída, ou até um plano de compras e almoço, opte por um passeio pela icônica La Rambla. Lá você vai achar lojas, souvenirs, flores e obras de arte de artistas locais.

Principais marcas e lojas espanholas:

  • Luxo: Loewe, Balenciaga, Manolo Blahnik
  • Roupas: Zara, Mango, Massimo Dutti, Desigual, Oysho, Bimba y Lola
  • Acessórios: Tous, PD Paola

Reino Unido

Se eu precisasse escolher um único lugar na Europa para fazer compras seria Londres. Ok, o Reino Unido não tem mais a opção de tax-refund (mais sobre isso na próxima seção desse post), e a conversão para Libras não é favorável, mas a seleção de marcas e produtos disponíveis é imbatível.

Foto do Big Ben em Londres. A cidade tem várias ruas cheias de lojas incríveis, perfeitas para quem quer fazer compras na Europa!

Em Londres, você pode tranquilamente passar um dia inteiro andando pela Oxford St., Regent St., Bon St. e Carnaby St., só entrando em lojas como GymShark, Abercrombie & Fitch, Louis Vuitton, Uniqlo e TK Maxx, loja de descontos semelhante a TJ Maxx dos Estados Unidos. Por lá também fica a Selfridges, loja de departamento de vários andares, com um piso inteiro dedicado à beleza, e onde você pode achar marcas como Skims. Não deixe de visitar também a Harrods, loja de departamento famosa com mais de 3000 marcas, o Portobello Road Market, Camden Town, e o shopping Westfield, com lojas deslumbrantes como a House of CB. 

Já em Manchester você tem uma variedade de opções. Se prefere shoppings fechados, o ​​Arndale Centre com lojas como New Look, Hollister e JD.  é um dos maiores da cidade, oferecendo uma mistura de marcas de rua e lojas independentes. Se você prefere fazer compras enquanto passeia, a King Street é cheia de marcas de luxo, enquanto a Market Street tem lojas mais tradicionais que podem se encaixar em todos os orçamentos. Caso procure por lojas independentes, com produtos incríveis feitos pelos locais, não deixe de passar no Affleck’s Palace.

Principais marcas e lojas do Reino Unidos:

  • Luxo: Alexander McQueen, Burberry, Stella McCartney 
  • Roupas e acessórios: Gymshark, House of CB, All Saints, Hush
  • Belaza: Boots, Lush
  • Lojas de departamento: Selfridges, Harrods, Marks & Spencer

Países para fazer compras no Leste Europeu

Se seu objetivo é fazer compras mas economizando o máximo possível durante a viagem, pode ser uma boa ideia visitar os países do Leste Europeu. 

Apesar de vários deles fazerem parte da União Europeia, alguns ainda utilizam outra moeda ao invés do Euro, o que torna a conversão favorável em produtos que você também pode encontrar na França ou Espanha, por exemplo.

Além disso, por serem destinos com preços mais baixos, o que você economiza durante estadia, transporte e passeios, pode ser revertido para compras (é isso que chamam de girl math, né?).

Aqui estão alguns países interessantes para visitar que possuem baixo custo para turistas, e ainda ótimas opções para compras:

Polônia

Com várias marcas próprias, shoppings centers e feiras de artesanato, a Polônia é um ótimo país para incluir no seu roteiro de compras.

Em cidades como a Cracóvia, você encontra uma variedade impressionante de opções, desde grandes shoppings e lojas de departamento até mercados tradicionais e boutiques independentes. Por exemplo, a Galeria Krakowska é um shopping com mais de 200 lojas, onde é possível encontrar marcas internacionais como H&M, Zara e Bershka, além de marcas polonesas como Reserved e Inglot. 

Já o distrito de Kazimierz é conhecido por suas boutiques, que oferecem desde jóias de âmbar e roupas tradicionais até artesanatos feitos à mão e lembranças locais. E não podemos esquecer do Sukiennice, localizado na deslumbrante Praça do Mercado, onde você encontra várias barraquinhas vendendo artesanatos poloneses tradicionais.

Em Varsóvia, a capital polonesa, a experiência de compras é mais moderna e cosmopolita. Lá você encontra o shopping Arkadia, com mais de 200 lojas, incluindo marcas de luxo como Louis Vuitton e Gucci, bem como marcas mais acessíveis como Zara e H&M. Há também o Złote Tarasy, outro grande shopping com marcas nacionais e internacionais, porém sem incluir nomes luxuosos. Há também o Mokotowskie Field, a famosa feira de pulgas ou street market onde você encontra de tudo, desde roupas, acessórios, artesanatos, até móveis e raridades.

Principais marcas e lojas polonesas:

  • Reserved: Roupas modernas e acessíveis para homens, mulheres e crianças. Acho os preços excelentes para os tecidos utilizados! Melhor que muitas lojas como Mango e Zara.
  • Inglot: Marca de cosméticos conhecida por seu sistema de “montagem”, onde você pode ir juntando produtos em um único kit. 
  • CCC: Calçados para todas as ocasiões.
  • Ziaja: Uma cadeia de farmácias que oferece produtos para cuidados com a pele e cosméticos no precinho.

República Tcheca

A República Tcheca, com destaque para sua capital, Praga, é um verdadeiro paraíso para os compradores. Oferecendo uma mistura de centros comerciais modernos, lojas de departamento históricas e charmosas boutiques, a cidade tem muito a oferecer para quem quer fazer umas comprinhas (além de toda a programação cultural, claro).

Na famosa Pařížská Street, os amantes do luxo podem explorar lojas de grife como Prada, Chanel e Louis Vuitton, enquanto o Palladium Shopping Center abriga mais de 200 lojas, desde marcas internacionais como H&M e Zara até lojas tchecas como Baťa e Kotva. Além disso, a Old Town Square é um local imperdível para encontrar lojas de souvenirs vendendo artesanatos tradicionais tchecos, como artes feitas em vidro e cristal, além de brinquedos de madeira.

A República Tcheca é um dos melhores países do leste europeu para compras!

Em Brno, a segunda maior cidade do país, você vai encontrar uma atmosfera mais tranquila do que em Praga. O Vaňkovka Shopping, é aquele shopping tradicional com mais de 200 lojas variadas. Se prefere fazer compras ao ar livre, não deixe de passar na Masarykova Street, onde você encontra lojas de roupas, sapatos, eletrônicos e até cosméticos. 

Principais marcas e lojas tchecas:

  • Baťa: Marca de calçados conhecida por seus sapatos confortáveis e acessíveis.
  • Kotva: Famosa loja de departamento enorme (fechada para remodelação até 2027!)
  • Manufaktura: Marca de cosméticos naturais inspirada na cultura tcheca.

Como funciona o tax refund na Europa?

Compras na Europa podem ser ótimas pela facilidade em encontrar marcas famosas, e até mesmo pelo preço em relação aos valores praticados no Brasil. Mas, você sabia que além disso tudo, ainda é possível economizar nas suas compras no velho continente através do tax refund?

Funciona assim: os produtos vendidos na Europa já possuem impostos incluídos nos preços de etiqueta. Para incentivar as compras dos turistas, porém, os países da União Europeia trabalham com um sistema de reembolso de impostos, com o qual você consegue entre 10% a 15% do valor pago por um produto de volta. 

Para conseguir o seu tax back, ao fazer compras peça o documento relacionado ao programa no caixa da loja. Ao chegar no aeroporto de saída da UE, antes de embarcar, valide os documentos no quiosque de reembolso de taxas, e depois dirija-se ao quiosque da empresa que irá fazer o reembolso, já na área de embarque. É super prático, e na maior parte das vezes você já recebe o dinheiro na hora.

Aqui no blog tem um post completo explicando tudo sobre o tax back e como você pode receber parte dos impostos das suas compras na Europa de volta.

Roteiro de compras pela Europa

O roteiro mais prático para uma viagem de compras pela Europa seria Espanha, seguido da França e então o Reino Unido.

Você pode começar voando de São Paulo ou Rio de Janeiro a Madrid, com voos feitos pela LATAM ou pela Iberia, e passar dois a três dias na cidade. Aqui no blog tem um roteiro completo com o que fazer na capital Espanhola, incluindo atrações e lojas.

De Madrid, pegue um trem até Barcelona, em torno de 2h30min de viagem. Há muito o que fazer na cidade, e se você gosta de passeios culturais, reserve de 2 a 3 dias novamente. Lembre-se de reservar seus ingressos para a Sagrada Família com antecedência caso queira visitar a famosa igreja por dentro. 

De Barcelona você pode pegar outro trem para Paris, uma viagem de seis horas, ou pegar um voo low cost com companhias como RyanAir ou Easyjet. A cidade da luz pode facilmente ocupar uma semana inteira no seu roteiro, mas se não tiver todo esse tempo, fique pelo menos três dias. Visite o Champs-Élysées, o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel, as diversas farmácias e lojas da cidade, e não deixe de apreciar sua ótima culinária.

É muito prático pegar um trem de Paris para Londres, mas você deixa de conhecer a Itália seguindo esse roteiro. Caso prefira passar no país das massas (nem sei se chamam assim, mas convenhamos que deveriam, né?), pegue um voo de Paris e voe para Roma ou Milão. A capital tem mais o que fazer e merece diversos dias para a visita, mas Milão você consegue conhecer bem em dois dias.

Quando for sair da União Europeia, seja voando da Itália ou através dos trens de Paris, não esqueça de solicitar seu tax-back nos quiosques adequados, que também estão disponíveis na estação de trem Gare du Nord. Você deve solicitar esse reembolso antes de chegar no Reino Unido, já que desde o Brexit, o UK não participa mais do sistema de tax-back.

Termine sua viagem por Londres, que honestamente poderia ocupar todos os dias das suas férias, há muito o que conhecer por lá. Para voltar para o Brasil, há voos direto para São Paulo através das companhias British Airways e LATAM.

Conclusão

Com marcas, lojas e cidades incríveis, você não tem como errar ao visitar os melhores países para fazer compras na Europa. E o melhor é que vários deles ainda tem ótimas atrações turísticas e restaurantes.

Já viajou para algum desses países? O que você comprou? Me conta nos comentários! 🙂



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *