Pular para o conteúdo
Início » Brasileiros precisam de visto para o México? Regras atualizadas

Brasileiros precisam de visto para o México? Regras atualizadas

  • por
Brasileiros precisam de visto para o México? Regras atualizadas


Os brasileiros precisam de visto para entrar no México? Depende. Alguns brasileiros não precisam de visto e outros devem tirar o visto para o México (físico).

Quando visitamos o México antes da pandemia, nenhum brasileiro a turismo precisava desse tipo de documento. Porém, as regras mudaram e continuam mudando.

Com a intensificação da crise econômica, cada vez mais brasileiros entram no México com o objetivo de ir morar ilegalmente nos Estados Unidos. Por isso, o Governo Mexicano está burocratizando o processo de entrada dos turistas brasileiros.

Brasileiros que não precisam de visto para o México

San Miguel de Allende

Antes de se preocupar com o visto para o México, saiba que há maneiras de não precisar emitir o documento.

Não é preciso visto para o México para os brasileiros (e viajantes de outras nacionalidades) que comprovem (durante a imigração mexicana) ter os seguintes documentos:

“a) Documento que comprove residência permanente no Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen, bem como os países membros da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia e Peru).

b) Visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen.

c) Turistas que viajam por mar em navios de cruzeiro, podem ficar até 7 dias sem visto no porto de chegada.”

O mais comum é o turista brasileiro ter o visto para os Estados Unidos e, assim, não será preciso fazer o visto físico para o México.

Se você se enquadra em alguns desses requisitos, leve o documento para mostrar na imigração, como o passaporte com o visto americano (válido, é claro).

As regras para visitar o México estão mudando muito. Antes não havia burocracia. Hoje até a Autorização Eletrônica (um tipo de visto eletrônico fácil de conseguir) não existe mais. Se você tem tempo antes da sua viagem, vale mais a pena tirar o visto para os EUA e não se incomodar com a falta de previsibilidade das regras mexicanas.

Como tirar o visto de turista para viajar ao México?

Brasileiros precisam de visto para o México? Regras atualizadas
Oaxaca de Juaréz

Até meados de 2022, quem não se enquadrava nos requisitos acima, poderia preencher o formulário de Autorização Eletrônica.

A Autorização Eletrônica era um visto eletrônico, garantindo agilidade e gratuidade ao processo. Para o viajante, isso não atrapalhava a viagem.

O problema é que os brasileiros não têm mais direito a fazer a Autorização Eletrônica e devem encarar todo o custoso e burocrático processo de obtenção do visto físico.

Então, é preciso agendar uma entrevista na Embaixada ou Consulado Mexicano mais próximo de sua residência (Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília) pelo site oficial e ir lá no dia agendado (todos que solicitam o visto devem comparecer pessoalmente).

Os requisitos para tirar o visto para o México são:

  • “Formulário do visto com fotografia recente, colorida e fundo branco;
  • Original e cópia do passaporte vigente;
  • Original e cópia de pelo menos um dos seguintes requisitos: documentos que comprovem que conta com emprego e contracheque dos últimos três meses ou decore dos últimos três meses; extratos bancários dos últimos três meses; documentos que comprovem a posse de um imóvel.”

Já para tentar um visto de emergência, entre em contato com: tramitesrio@sre.gob.mx (RJ); faleconoscosp@sre.gob.mx (SP) ou consuladomexbra@sre.gob.mx (Brasília).

Escreva o e-mail com o termo VISA URGENTE no campo “Assunto” e deixe claro a data da viagem e os nomes das pessoas solicitantes do visto.

Como você pode perceber, o Governo Mexicano quer saber se você tem vínculo forte com o Brasil, como emprego e imóvel.

Normalmente, em qualquer processo de visto a maneira mais provável de conseguir o documento é deixando claro sua relação permanente com o Brasil, ou seja, que você não tem motivos para imigrar ilegalmente.

O visto mexicano custa US$ 48 por pessoa e será cobrado o valor equivalente em reais, que deve ser pago por PIX.

O visto físico para o México tem validade de 180 dias a partir da data de emissão para entrar no México.

Para os estrangeiros que residem no Brasil, é preciso apresentar também o original e a cópia do documento que comprove estância legal no Brasil (RNM).

Já no caso dos menores de idade, ambos os pais deverão se apresentar para realizar a solicitação de visto.

Se um dos responsáveis legais não puder comparecer, deverá ser feita uma procuração simples, com firma reconhecida, consentindo o visto para o menor.

Recomendamos que você leia mais informações no site oficial.

Para visitar o México precisa de vacina de Covid-19 e de febre amarela?

O site oficial do Consulado Mexicano deixa claro que “Não é necessário nenhum tipo de vacina ou certificado de Covid-19 para ingressar no território mexicano”.

Porém, a prudência nos ensina outra coisa. É essencial estar vacinado contra a Covid-19 para fazer viagens internacionais, até porque, caso você pegue a doença, as chances de internação caem muito devido à vacina.

Em relação à febre amarela, o México não exige a vacina nem sofre com a doença. Há malária em algumas partes do país, mas não como há no Brasil.

Os maiores riscos à saúde durante sua viagem ao México vêm dos possíveis surtos de Covid-19, contaminação com comida e água (mas comendo em bons restaurantes, as chances diminuem muito) e imprevistos que podem gerar lesões físicas, como nas visitas aos sítios arqueológicos, às praias e semelhantes.

Como nós mencionamos no artigo sobre o Seguro Viagem ao México, o país não exige do seguro para os turistas, mas nós recomendamos que você só viaje depois de comprar um ótimo seguro viagem.

Tendo um seguro viagem você pode ir a consultas médicas se sentir indisposto, realizar exames, ser medicado e outros serviços (como indenização por atraso de mala) e seguros (morte e invalidez).

Os benefícios do seguro viagem são muito grandes e os preços são econômicos. Na maioria das vezes, o valor de uma noite no hotel é maior do que o preço do seguro para uma semana inteira.

Esperamos que as dicas sobre visto para o México para turistas brasileiros tenham sido úteis! Leia também nosso artigo especial com dicas de segurança sobre o Seguro Viagem ao México!

Uma excelente e inesquecível viagem para você!

Comparador de seguro viagem
Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!










Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.


Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.


Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.


Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.


Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O SegurosPromo é um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos, bem como o cupom de desconto NOMADEDIGITAL5 para ganhar 5% de desconto.


Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.


Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *